Ir para o conteúdo principal

Auxílio Reconstrução – nota da Prefeitura de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre segue trabalhando junto ao governo federal para resolver pendências dos cadastros enviados para o Auxílio Reconstrução. Nesta terça-feira, 23, será enviada mensagem via WhatsApp do 156 para 1,7 mil famílias que estavam com o cadastro incompleto - e nos quais constam o endereço da prefeitura - para que retifiquem com o dado correto no site do Registro Unificado (https://prefeituradeportoalegre.branet.com.br). Após, estes cadastros serão reenviados. 

Outras inconsistências, como endereços duplicados ou inexistentes, assim como residências fora da área atingida pela enchente, dependem de unificação das duas manchas de inundação, processo em andamento. O município incluiu áreas de deslizamento e enchente ocorridas no fim de maio, informações que não constavam na mancha considerada pelo governo federal para conceder o benefício.

Também há endereços segmentados declarados nos cadastros (por exemplo, avenida C, número 510, beco 3, Casa 5) que os sistemas de cruzamento de dados não localizam e são difíceis de rastrear, resultando em pedidos negados para moradores porque outro residente, naquele mesmo local, já recebeu o benefício.

Balanço - Até a manhã de terça-feira, 23, a Prefeitura de Porto Alegre enviou 186 mil cadastros do Registro Unificado para o Auxílio Reconstrução. Do total, 61,6 mil foram aprovados/pagos; 30,6 mil reprovados; e 72,1 mil estão processamento/análise pelo governo federal, que efetua os pagamentos. 
Há 7,8 mil cadastros aprovados, aguardando o ACEITE na plataforma Gov.BR.
O restante diz respeito a cadastros em duplicidade (13,8 mil) ou cancelados pelo responsável (902).